"Não tenha pressa. Mas não perca tempo"

José Saramago

Meus Seguidores, Adoro Vocês!!

sábado, 24 de julho de 2010

Bolo de Banana Caramelado, uma delícia!


                  Resolvi comemorar o final de semana dividindo com vocês uma receitinha deliciosa, que aqui em casa dura menos de 24 horas. É muito fácil e requer apenas ingredientes 'normais'. Façam e me contem.


Bolo de Banana Caramelado

Ingredientes Caramelo:
3/4 de xícara de açúcar
3 bananas em rodelas (eu só uso caturra, mas dá certo com qualquer tipo)

Modo de Fazer Caramelo:
Em uma forma com buraco no meio, coloque o açúcar e leve ao fogo para caramelizar. Vá mexendo com uma colher de pau até desmanchar todo o açúcar. Desligue o fogo e espalhe o caramelo por toda a forma. Cuidado para não se queimar!! Se preferir, faça o caramelo em uma frigideira e coloque na forma depois. Distribua as rodelas de banana sobre o caramelo ainda quente. Reserve.

Ingredientes Massa:
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
3 ovos inteiros
100g de margarina culinária (super importante estar em temperatura ambiente)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher café de essência de baunilha (opcional)

Modo de Fazer Massa:
Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata até a massa ficar bem lisa e consistente. Distribua sobre o caramelo de banana, dando batidinhas delicadas no fundo da forma para ajeitar a massa entre as bananas. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média-alta por cerca de 45 minutos. O caramelo vai borbulhar e a superfície vai ficar dourada quando estiver pronto. Retire do forno com cuidado e deixe esfriar por cerca de 5 a 10 minutos. Solte as bordas com uma faca e vire sobre um prato. Gire e dê batidas delicadas para soltar da forma. Atenção, se você deixar esfriar muito, não vai desgrudar da forma de jeito nenhum. Aí, a solução é comer de colher!!

6 comentários:

  1. Oi Caren!
    Que deliciaaaaaaaaa...nossa fiquei com água na boca, sou super boleira, é o que mais gosto de fazer na cozinha!
    Ficou com uma aparencia deliciosa, tenho certeza que o sabor tb deve ser maravilhoso, e parece bem fácil de fazer mesmo, vou tentar com certeza, depois passo aki pra te contar viu ;D
    Bjs e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Ai ai ai... esse bolo é divino!
    Vou anotar e tentar pq minhas ultimas tentativas não deram muito certo... Deu água na boca!

    Hummm.... Beijocas mil!!!

    Dy

    www.inspireedecore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Dy, banana caturra é aquela grandona, que bem mais doce.
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Caren querida! A receita está de dar água na boca. Tenho uma receita de bolo de banana que é super prática também, que pode ser em versão integral, ou numa versão parecido com a sua, caramelada (ainda posto lá no blog). Obrigado pelo carinho lá pelo blog querida. E fique tranquila que o presente chegou interíssimo e é lindo, eu amei, você tem extremo bom gosto. Desculpe por ter escrito vários e-mails enquanto você não enviava o presente, é que fiquei bem anciosa, e por outro lado fiquei preocupada com você. Um grande beijo, uma excelente e iluminada semana, e espero que possamos repetir a brincadeira, Lu!

    ResponderExcluir
  5. Este vou copiar a receita!!!!!!!!!!1 Adoro doces ... e adoro banana!!!!!!!

    ResponderExcluir